Ilustração 1. Como verificar o aprendizado do aluno? |
Síntese
do texto: “Ser professora: avaliar e ser avaliada”.
Maria
Teresa Esteban
No
dia a dia escolar, avaliar é uma tarefa não tão fácil que exige da professora
grande responsabilidade propondo instrumentos a serem usados, aplicando e
analisando com o objetivo de mostrar o grau de aprendizado do aluno ou aluna.
Em
um contexto avaliativo a professora por ser o sujeito que conhece distanciar-se
do objeto de conhecimento, criando uma distância epistemológica que costura
ações no processo de avaliação. O aluno por sua vez torna-se o objeto de
conhecimento que precisa ser avaliado pela professora. A partir disso usa-se de
meios de fragmentar os alunos e alunas em partes observáveis, que podem ser
medidas, comparadas classificadas e que possam receber um valor que é
registrado e que informa a posição do estudante no âmbito escolar.
Entre a professora e seus alunos e
alunas interpõem-se instrumentos e procedimentos - provas, testes, exercícios,
fichas, boletins - com a finalidade de aferir o conhecimento que o(a) estudante
possui. Esses instrumentos têm como função isolar a subjetividade que constitui a dinâmica
escolar e dando atenção especialmente a quantitativo que mostre em dados o
rendimento de cada aluno. A prática de avaliação quantitativa pretende medir o
conhecimento para classificar os(as) estudantes, essa apresenta uma dinâmica
que isola os sujeitos, dificulta o diálogo, reduz os espaços de solidariedade e
de cooperação estimulando assim a competição.
A avaliação remete a uma ação da
professora sobre os alunos e alunas, muitas vezes vista como uma relação de
poder, essa intersubjetiva baseada em classificação propondo transformar o
outro objeto. A professora aprende no dia a dia escolar duas lições que se
contradizem, é preciso classificar para ensinar; e classificar não ajuda a
ensinar melhor, muito menos aprender mais resultando apenas na exclusão.
A avaliação qualitativa tenta
responder a avaliação quantitativa utilizando da dinâmica e intensidade na
relação de aprendizagem ensino. Os exames passam a ser complementados pela
observação da professora sobre o movimento dos alunos e alunas que aprendem,
usando também da auto avaliação como forma do processo avaliativo. O boletim
ganha novo formato somando-se à apresentação dos conceitos comentários
referentes a observações da professora, e em alguns casos a auto avaliação dos
estudantes, sendo at mesmo feita pelos responsáveis. Uma nova possibilidade de
análise de aprendizagem e da avaliação dos estudantes como sujeitos que
aprendem, mas a avaliação quantitativa ainda gerencia todo o processo.
A avaliação no processo de superação dessa
concepção, inscreve-se no conjunto de práticas escolares e sociais que enfatiza
a produção do conhecimento como processo realizado por seres humanos em
interação, que, ao se conhecer, se conhecem; ao produzir o mundo no qual vivem,
se produzem, ao viver, vão esgotando suas possibilidades de vida individual e
estreitando os laços que unem cada um à infinita rede da vida.
Para avaliar, é preciso produzir instrumentos e
procedimentos que nos ajudem a dar voz e visibilidade ao que é silenciado e
apagado. Com muito cuidado, por que o objetivo principal não é melhor controlar
e classificar, mas sim melhor compreender e interagir.
Assim a avaliação não
pretende controlar e classificar o rendimento do aluno ou aluna, tampouco pode
ser, direta ou indiretamente, usada para controlar e classificar o rendimento
da professora. A avaliação pretende promover uma reflexão que participe da
experiência de ensinar com a de aprender, desenvolvida coletivamente em sala de
aula, ou em qualquer local do ambiente escolar.
ESTEBAN, Maria Teresa.
Ser professora: avaliar e ser avaliada. IN: ESTEBAN, Maria Teresa (org). Escola, currículo e avaliação. 2.ed.
São Paulo, Cortez, 2005, p.13-27.
Ola Robson...
ResponderExcluirEsta ficando muito bom seu Webfólio...continue assim..
Abraços
JOSEVAL MIRANDA